5 Passos para melhorar os seus anúncios no Facebook

O Facebook Conta atualmente com qualquer coisa como 400 milhões de utilizadores. Se o Facebook fosse um país seria o terceiro maior do mundo, atrás apenas da China e Índia. Ou seja, há uma boa possibilidade de que o nosso cliente-alvo tenha conta no Facebook, a grande questão é como chegar até ele.

A plataforma de publicidade do Facebook é um veículo que vale a pena explorar. A ferramenta permite que coloquemos anúncios tanto na barra lateral direita (menos visíveis), como na timeline. Estes últimos são os que revelam uma maior taxa de CTR (Click through Rate), basicamente porque são exatamente iguais a qualquer outro post de um outro utilizador.

Estes anúncios são ótimos para promover pequenas e médias empresas. Desde restaurantes a empresas de limpezas em lisboa. Principalmente porque se consegue um bom custo por clique (quando o público-alvo está bem segmentado).

No entanto, para criar campanhas de sucesso na plataforma de anúncios do Facebook, é preciso ter em conta uma série de fatores. Abaixo está uma descrição de cinco etapas que considero fundamentais e que vão ajudar qualquer um a explorar corretamente a publicidade do Facebook.

Público-Alvo

Uma das melhores características dos anúncios no Facebook é a capacidade de selecionar quem vê o seu anúncio usando uma série de variáveis, incluindo as palavras-chave. É possível segmentar por geografia, idade, sexo, escolaridade, tipo de relacionamento, local de trabalho e palavras-chave. (Já consegui ser tão específico nesta segmentação que consegui criar uma mensagem de aniversário para a minha namorada através de um anúncio e ser tão específico no targeting, que garanti que ela era a única que iria ver o anúncio). 🙂

Atrair e envolver

A primeira coisa que se deve fazer é decidir se queremos que as pessoas sejam direcionados para a um website ou algo no Facebook, como uma página, uma aplicação, um grupo ou evento.
A partir daí, o objetivo é garantir novos seguidores (mo caso de uma página de Facebook). sou da opinião que não se deve vender nada no anúncio em si. Devemos angariar seguidores e torná-los compradores mais tarde, quando já estão familiarizados com a nossa marca.

O espaço disponível nos anúncios não é muito, por isso é preciso usá-lo com sabedoria. O título (25 caracteres) deve “agarrar” imediatamente a atenção do utilizador. Normalmente através de uma oferta ou um benefício. O corpo do anúnvio permite 135 caracteres para descrever e aliciar o utilizador. Existe depois a opção de fazer upload de uma imagem. Este passo é fundamental. Pode ser muito bem o aspecto mais importante de anúncio. Os utilizadores do Facebook são muito impulsionados pela imagem (ou não fosse o maior site de partilha do mundo), por isso, o visual gráfico que escolhermos vai pesar muito. Eu costumo criar várias (até 3) versões do mesmo anúncio. Com o mesmo texto, mas com imagens diferentes. Ao fim de 2 dias, escolho o que está a ter melhor recetividade e elimino os restantes.

Orçamento

Para iniciar uma campanha devemos determinar um budget por clique e orçamento diário. Podemos decidir que este valor será mais baixo, mas isso vai fazer com que chegemos a menos pessoas. Inicialmente,  se estamos apenas em testes devemos aceitar o valor que o Facebook sugere. A partir daí, tem a ver com o orçamento diário definido, que tem obrigatóriamente de ser ajustado à realidade da empresa. E é claro que é sempre possível fazer ajustes ao longo do tempo.

Testar

Devemos sempre testar os anúncios. Como disse mais acima, uma imagem pode fazer com que um anúncio passe de 0 clicks a 1000! Podemos e devemos criar várias versões do mesmo anúncio. Assim, seremos capazes de, facilmente, perceber que anúncio está a ter melhor performance (com base em cliques).

Analisar

Depois de criadas e iniciadas as campanhas, é preciso fazer o acompanhamento e ajustar em conformidade. O Facebook tem uma ferramenta que fornece informações sobre o comportamente dos utilizadores dentro da plataforma Facebook. Por isso, se tivermmso um anúncio a correr, podemos usar a ferramenta Facebook Insights para monitorar a interação.

O Facebook permite exibir anúncios que apontam para ligações fora do Facebook. Para acompanhar estes anúncios, temos simplesmente de instalar o pixel de conversão do Facebook. Este pixel é adicionado tanto no anúncio, como no website (nas tags header ou footer).
Mais informação sobre o pixel de conversão do Facebook: https://www.facebook.com/business/help/435189689870514